Seguidores

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Palestras do Seminário de Vida

.
1ª PALESTRA > NOÇÕES BÍBLICAS (SESSÃO EXPLICATIVA E ORGANIZAÇÃO)

  Esta primeira semana destina-se à explicar aos participantes a grande importância do Seminário em suas vidas. Enquanto falamos sobre as palestras, mostramos como o Seminário está dividido em três momentos: O kerígma, o batismo no Espírito e a catequese ou crescimento. Esta semana enfoca ainda o contexto organizacional do evento, falando sobre as orações, as palestras, os cenáculos, a inscrição, os ministérios atuantes, o horário.

POSTURA DO SERVO:
- Estar atento aos novos membros que chegam;
- Estar pronto para resolver as dúvidas que surgiram dos participantes;
- Fazer rapidamente a inscrição dentro dos cenáculos;
- Observar e orientar para o uso da bíblia durante o encontro;
- Ser ágil, dinâmico, decidido, seguro;
- Preparar os crachás;
- Encerrar o encontro com a oração fechando o círculo em volta dos participantes;
- Reunir-se com o coordenador(a) no final do encontro.


2ª PALESTRA > O AMOR DE DEUS

  Este seminário inicia a pregação do kerígma onde procuramos levar os membros a entender que acima de tudo Deus os ama e que a pessoa que não experimenta na sua vida a experiência do amor de Deus, sente constantemente dentro de si um grande vazio, falta o preenchimento que só Deus pode dar. O amor de Deus é diferente do amor humano. É um amor incondicional, gratuito, constante, fiel, sincero, libertador, nos cura e nos preenche. Deus criou a natureza e à presenteou ao homem fazendo-o viver em uma perfeita harmonia de amor. O homem quebrou esta harmonia com o pecado original. Deus então em um profundo ato de amor, envia seu filho único e restaura novamente para o homem a vida na graça.

POSTURA DO SERVO:
- Orar durante a semana pelos membros para que se abram ao amor de Deus.
- Experimentar pessoalmente e profundamente este amor. Estar apaixonado por Deus.
- Transmitir através de palavras e gestos a profundidade do amor de Deus.
- Tirar as dúvidas no cenáculo e mostrar que Deus é Pai.
- A conversão, a cura, a libertação, enfim, tudo começa a acontecer quando sentimos que somos amados por Deus. O servo deve levar o novo irmão a encontrar-se com esse amor para que tudo isso possa acontecer.
- Fazer o novo irmão entender que Deus o ama acima de todas as coisas criadas, e que ele é a obra prima de Deus feito a sua própria imagem e semelhança.


3ª PALESTRA > PECADO E SALVAÇÃO

  Nesta semana o seminário procura mostrar aos participantes como o pecado entrou no mundo. Quais as suas conseqüências na história da humanidade e hoje em nossos dias (enfocar situações do dia a dia). Mostrar que o mundo sofre pelo pecado e que somente a salvação dada por Jesus tem o poder de modificar a vida do homem e do mundo em que ele vive. Fazê-lo ver que o pecado o afasta de Deus e por isso ele sofre a infelicidade da vida longe da graça. Ele só poderá ser feliz quando encontrar a salvação. E mostrar que a salvação somente entrará na vida do homem quando de coração ele se arrepender e desejar em seu íntimo ser salvo por Jesus.

POSTURA DO SERVO:
- Orar e confessar-se durante a semana para que os membros abram seus corações ao arrependimento dos pecados e ao desejo de encontrarem a salvação.
- Sentir-se salvo, liberto e purificado por Jesus para assim poder testemunha-lo aos demais.
- Não entrar em assuntos teologais aprofundados querendo explicar o pecado e a salvação mais com muita simplicidade procurar tirar as dúvidas simplesmente mostrando que o pecado destrói e a salvação constrói uma vida destruída. Conduzi-los ao arrependimento e ao desejo de salvação.
- Pedir que todos busquem a confissão para que haja uma verdadeira remissão dos pecados.


4ª PALESTRA > SENHORIO DE JESUS (FÉ E CONVERSÃO)

  Neste seminário inicia a verdadeira mudança de vida. Mostramos que a fé é o Dom pelo qual necessitamos para nos fortalecer em Cristo e por ela nos espelhar-mos Nele procurando mudar radicalmente a nossa vida. A minha conversão é um ato de gratidão a Deus pela salvação que Ele me deu. A conversão é o ponto alvo do Seminário de Vida no Espírito Santo, pois de nada adiantará ser batizado no Espírito se não houver uma autentica mudança de vida. Como nos demais seminários, aqui, de uma forma mais forte, vale ressaltar o testemunho pessoal do orador e também do servo.

POSTURA DO SERVO:
- Orar e penitenciar-se durante a semana para a conversão das ovelhas que Deus lhes confiou.
- Não procurar dizer aos participantes dentro do cenáculo o que deve ou não mudar em suas vidas e sim oferecer-se como ajuda para essa mudança procurando sim dar um autêntico testemunho de conversão.
- Ligar durante a semana para as ovelhas fazendo o acompanhamento.


5ª PALESTRA > FALSAS DOUTRINAS – SERÁS INTEIRAMENTE DO SENHOR TEU DEUS

  O assunto principal deste seminário é proclamar o Senhorio de Jesus na vida de todos fazendo-os enxergar que nenhuma seita, ideologia, materialismo ou qualquer outra coisa poderá ocupar o lugar de Jesus na vida do cristão.

POSTURA DO SERVO:
- Orar e jejuar durante a semana pela total libertação dos participantes. Pedir ao Espírito Santo o entendimento e a aceitação dos participantes ao que é proclamado durante a palestra. Clamar os anjos de Deus que preencham aquele lugar e afastem toda manifestação inimiga.
- Evitar comentários polêmicos dentro do cenáculo sobre doutrinas e religiões.
- Ensinar o terço da libertação e convoca-los a orarem em família.
- Pedir aos participantes que se consagrem diariamente ao senhorio de Jesus em todas as áreas de suas vidas.


6ª PALESTRA > A PROMESSA DO PAI (CURA INTERIOR)

  Jesus é o Senhor de todas as coisas e também do nosso passado, presente e futuro. Deus nos fez para a felicidade e tudo o que nos impede de sermos felizes é contrário a sua vontade. Ele deseja curar nossos traumas, frustrações, complexos, sentimentos de rejeição e inferioridades, enfim, as dores que carregamos em nossa vida e que nos faz cativos da tristeza, da infelicidade, do desamor. A cura interior é uma oração aonde retornamos ao nosso passado e procuramos reviver os momentos difíceis e doloridos da nossa vida com a presença de Jesus nos curando e libertando. Precisa apenas abrir-se a cura.

POSTURA DO SERVO:
- Orar durante a semana para que suas ovelhas experimentem a cura do Senhor.
- Ficar em intercessão e perto delas no momento da oração.
- Apenas escutar no cenáculo o desabafo e testemunho de cada um sobre a cura que o Senhor lhes fez, evitando que haja desvios do debate para outros assuntos diferentes do testemunho.
- Encoraja-las e leva-las a dar testemunho para todos do que o Senhor lhes fez.


7ª PALESTRA > A PROMESSA É PARA TI

  O Espírito Santo, a Promessa do Pai, o outro Paráclito, é para você. é uma promessa feita a você, porque Deus o ama. A promessa é para ti e não somente para os apóstolos. Jesus havia lhes dito: “João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias” (At 1, 5). Os apóstolos estavam “reunidos em Jerusalém” (At 1, 4), em oração, esperando o cumprimento da promessa do Pai. No dia de pentecostes a promessa se cumpriu e o Espírito Santo foi enviado sobre os apóstolos manifestando os dons carismáticos e realizando uma profunda mudança interior em suas vidas

POSTURA DO SERVO:
- Orar durante a semana pela abertura dos corações das ovelhas à vontade do Espírito Santo.
- Ter uma profunda intimidade com o Espírito Santo em sua vida através de uma autêntica vida de oração e de abertura aos carísmas.
- Testemunhar no cenáculo experiências pessoais com o Espírito Santo.
- Incentivar as que ainda não se confessaram a procurar o sacramento antes da oração de Efusão.
- Incentivar para que elas orem durante a semana com o Espírito Santo pela oração da efusão buscando com desejo sincero o batismo no Espírito.
- Partilhar com alguma ovelha que falte ser partilhada ou com alguma necessária.


8ª PALESTRA > EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO

  É o seminário mais importante pois aqui os participantes experimentaram em seus corações a ação do Espírito Santo e receberão a força para viver a vida nova que foi anunciada. Falará sobre o Espírito Santo e sua ação, assim também os seus dons e como devem se abrir a Ele. Deve ser feito uma oração de renúncia, renovação das promessas batismais e logo em seguida a oração pelo batismo no Espírito Santo com a imposição de mãos por parte dos servos.

POSTURA DO SERVO:
- Orar durante a semana e encher-se do Espírito Santo para que haja um transbordamento no seminário.
- Preparar os participantes durante a semana para a efusão, procurando partilhar com cada um, orando e orientando para o batismo no Espírito, ajudando-os a buscarem a confissão e encorajando-os para a vida nova.
- Ficarem em intercessão durante a palestra.
- Aproximar-se das suas ovelhas durante a oração de renúncia e renovação das promessas batismais.
- Impor as mãos sobre elas individualmente sem pesar a mão e pedir que o Espírito Santo venha mudar a vida daquele irmão para uma vida nova preenchida pela força do Espírito Santo.
- Após a oração de efusão abraçar suas ovelhas e fazer com elas uma grande festa, uma grande confraternização. Deixar que a alegria do Espírito reine mostrando a sua presença na vida das pessoas.
- Neste dia não haverá cenáculos.


9ª PALESTRA > CRESCENDO NA GRAÇA

  O crescimento na graça de Deus é algo imprescindível ao cristão que chegou ao fim de um seminário de vida. Toda a graça de Deus recebida durante o seminário deverá transbordar em um crescimento contínuo gerando uma autêntica vida de oração. Existem cinco pontos fundamentais que irão desenvolver em nós esse crescimento. São eles: Oração Pessoal, Estudo Bíblico, Vida Sacramental, Intimidade com Nossa Senhora (terço), Engajamento em um grupo de oração.

POSTURA DO SERVO:
- Dar testemunho desta vida de oração através de gestos, palavras, pensamentos, ações, etc.
- Orar pelo crescimento e perseverança de cada ovelha do cenáculo e do seminário de um modo geral
- Tirar todas as dúvidas no cenáculo e orientar sobre o engajamento no grupo de oração, ressaltando o dia, horário e local da reunião.
- Relembrar o dia, hora e local do curso de carísmas e incentivar a presença de todos.
- Distribuir as lembranças do seminário.


* APÓS O SEMINÁRIO *

- Os servos devem continuar nos grupos de aprofundamento conduzindo os grupos de partilha até que se discirna os coordenadores para estes grupos.
- Os servos devem fazer intercessões, sacrifícios, e penitências pela perseverança das ovelhas no grupo.
- Repassar a ficha de inscrição do seminário para o pastor do grupo de oração.
.

Um comentário:

marizane com fé disse...

foi o que eu queria saber. Mas eu queria ver mais coisas