Seguidores

terça-feira, 18 de maio de 2010

Obediência

.
Nós amamos profundamente a Deus na medida em que o obedecemos verdadeiramente ! ! !

Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus (Rm 13, 1).

A VONTADE DE DEUS

Como a Vontade de Deus se Manifesta na Minha Vida?

A manifestação da vontade do Pai é a obediência.

A vontade de Deus se manifesta na minha vida através:

• Do próprio Deus (oração e escuta)
• Da Palavra de Deus
• Do Magistério da Igreja
• Das Regras da Comunidade
• Do Discernimento das Autoridades sobre mim constituídas

- Deus nos capacita a conhecer e obedecer aos seus desígnios. Ninguém pode dizer eu não posso obedecer a Deus, eu sou incapaz de fazer a vontade de Deus porque esta graça foi conquistada por Jesus obediente na cruz.

- Deus ama e educa e algumas vezes Ele corrige. Coloca situações imprevisíveis, que muitas vezes não podemos muda-la, destruindo sonhos, fantasias, pecados, nos colocando frente a frente da sua vontade real para que possamos por em prática na nossa vida. Isto se chama educação de Deus. Quando obedecemos, Deus nos corrige e nos conduz a felicidade.

- POR MAIS QUE O DESAFIO SEJA GRANDE PARA NÓS, VONTADE DE DEUS É O MEU PARAÍSO.

- Obedecei, pois, a Deus; mas resisti ao demônio, e ele fugirá de vós (Tg 4, 7). Se em tudo buscarmos a vontade de Deus e se não tomamos a nossa vida e agimos e reagimos segundo a nossa própria vontade, projetos e paixões, mas se nos submetemos integralmente a Deus, o demônio não terá poder sobre nós, pelo contrário, ele foge e teme.

- Se não temos a disposição de amarmos a vontade de Deus e de lutarmos por ela, estamos de maneira pessoal ou comunitária caminhando para o inferno.

- O Espírito Santo agirá em nós na medida em que estivermos na obediência. Ele nos ungirá e realizará através de nós prodígios, porém, se vivermos na desobediência, Ele fugirá de nós e abafaremos sua unção em nós.

O ORGULHO OBSTRUE A VONTADE DE DEUS EM MIM

- O amor próprio é de grande prejuízo para a alma. Sabemos que temos amor próprio quando nas pequenas coisas nós estamos sempre querendo ser ou ter. No lugar que sentamos no carro ou no grupo de oração, na vez de falar, nas situações, etc. O amor próprio nos torna incapazes de fazer a vontade de Deus e até nos convence de que somos muito capazes de fazer a vontade de Deus. Isso é um tremendo orgulho espiritual disfarçado.

- Não podemos nos orgulhar da obra que Deus está fazendo através de nós, pois, a obra é Dele e não nossa. Muitas vezes para o nosso desapego e crescimento espiritual e também para provar o nosso amor e obediência, Deus de repente interrompe a nossa missão, o nosso ministério. Veja Moisés, olhou a terra prometida e ele amou mais a Deus que a terra, então se retirou e obedeceu a Deus. Até que ponto vai a nossa obediência?

A OBEDIÊNCIA E A SALVAÇÃO

Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos (Rm 5, 19)

- O que agradou ao Pai não foi a morte de Jesus, e sim, a obediência de Jesus morrendo na cruz. Isso agradou a Deus e foi a salvação para nós.

- A salvação das nossas vidas acontece na medida em que vivemos em obediência ao Pai, ou seja, é termos uma busca da vontade do Pai nos menores detalhes da nossa vida.

OBEDIÊNCIA E FÉ

- São Juliano disse: “Crêr é fazer a sua vontade”. Se eu não obedeço é porque eu não creio nos pensamentos e nos projetos de Deus. Prefiro me apegar aos meus projetos que muitas vezes me levam a infelicidade e a morte espiritual.

OBEDIÊNCIA E AMOR

- AMAR A DEUS É FAZER SUA VONTADE ! ! !

- São Basílio diz que há três maneiras de obedecer:

1° = Medo do Castigo
Quem obedece por medo do castigo, somente se livra do inferno, mas está vivendo como um escravo.

2° = Desejo de Prêmio
Obedeço pelos prêmios que vou ganhar (mercenário).

3° = Obediência por Amor
Essa é a perfeita obediência, a obediência do filho que ama. Por isso obedece.

- Muitas vezes Deus nos pede o que é irracional. Até não compreendemos e não entendemos. Os homens só nos pedem o que é racional por isso é mais fácil obedecermos aos homens que a Deus.

- Quem obedece a Deus, obedece aos homens, mas nem sempre quem obedece aos homens, obedece a Deus, porque a obediência a Deus às vezes exige muito mais do que qualquer homem possa exigir. EX.: O sacrifício de Isaac (Gn 22).

OBEDIÊNCIA E HUMILDADE

- Não importa que funções eu tenha na Comunidade. Eu não posso faltar aos meus compromissos, tenho que pedir para faltar. Nem que eu tenha os motivos mais justos, tenho que pedir. Tem que se acostumar a pedir para tudo. É isso mesmo. É isso que Deus pede a nós, que tenhamos a humildade de pedir.

- Quando eu me humilho em favor da obediência, Deus realiza em mim a sua vontade, o seu projeto, e aí, se gera o crescimento espiritual.

OBEDIÊNCIA E METANÓIA

A obediência é o instrumento de Deus para a metanóia, ou seja, a conversão. Metanóia é uma palavra grega que significa mudança, transformação, conversão.

- O desrespeito a autoridade, gera a morte espiritual porque na verdade você não está se rebelando contra uma pessoa, e sim, contra o próprio Deus. O desrespeito a autoridade, o falar mal dela, a critica mordaz, não se deixar governar por ela, na verdade só demonstra a sua insatisfação de se submeter a Deus, o seu desconforto de ser humilde e de não fazer a vontade do Pai.

- Com a obediência o Espírito gera conversão (metanóia). Esta metanóia se faz gradativamente na medida em que eu vou obedecendo.

- Elizabeth da Trindade dizia: “Vontade do Pai é o meu paraíso”.

OBEDIÊNCIA E ESCUTA

- A palavra obediência na Sagrada Escritura, tem a mesma raiz da palavra escutar.

- Corremos o risco de uma grande tentação de termos vários aspectos na nossa vida que chamamos de vontade de Deus, porque acabamos fazendo em nome de Deus o que não é a vontade de Deus. Tudo isso por falta de uma escuta autêntica e uma obediência despojada.

- A Palavra de Deus diz: “ Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis. Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios caminhos. Oxalá me escutasse o meu povo! oxalá Israel andasse nos meus caminhos! Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários (Sl 81, 11-14). Veja a relação entre ouvir e obedecer. Quando nós ouvimos, temos que obedecer. Se não queremos ouvir, não queremos obedecer e Deus nos entrega ao nosso próprio coração endurecido, pois Ele diz, que sigam seus próprios caminhos, e Deus permite isso para nos educar. Deus é um Deus de amor e utiliza nossa desobediência como fonte de educação.

- O Senhor vê muito das nossas dores, dos nossos males, pesos, dificuldades e já estaríamos livres deles se estivéssemos em todos os aspectos da nossa vida em obediência incondicional ao Senhor.

- A obediência está diretamente ligada a escuta. Quantas vezes a vontade de Deus vem para nós nua, crua, e não abraçamos por causa do nosso medo, buscamos nossos prórpios projetos e que frutos colhemos, e que decepções, dores e sofrimentos colhemos.

- Muitos de nós estamos na desobediência, porque não buscamos ouvir atentamente a Deus, mas ouvimos mal. A nossa atenção está muitas vezes em nós mesmos, em outras coisas, pessoas, situações, fora de Deus. Se ouvimos distraidamente a Deus é porque não estamos interessados em seus projetos, em seus planos, em sua vontade para nós.

- Para fechar esse ponto devemos dizer que não escutar a Deus já é desobediência. Para estar em constante obediência, devemos estar em constante escuta da sua vontade, escutando de maneira certa, com fé. Você pode estar diante do Santíssimo Sacramento dizendo que quer escutar a Deus, e não está escutando, porque não está com sinceridade e amor.
.

Nenhum comentário: